Visão geral
Bananas é um filme de comédia americano de 1971 dirigido por Woody Allen e estrelado por Allen, Louise Lasser e Carlos Montalban. Escrito por Allen e Mickey Rose, o filme é sobre um nova-iorquino atrapalhado que, após ser abandonado por sua namorada ativista, viaja para uma pequena nação latino-americana e se envolve em sua mais recente rebelião. Partes do enredo são baseadas no livro Don Quixote, U.S.A. de Richard P. Powell.
Filmado em locações em Nova York e Porto Rico, o filme foi lançado com críticas positivas e ficou em 78º lugar na lista "100 Funniest Movies" da Bravo e em 69º na lista 100 Years...100 Laughs do AFI em 2000.
Enredo
O filme começa com a cobertura de Howard Cosell do assassinato do presidente da fictícia "república das bananas" de San Marcos e um golpe de estado que leva o general Emilio Molina Vargas ao poder.
Fielding Mellish é um homem neurótico da classe operária que tenta impressionar a ativista social Nancy tentando entrar em contato com a revolução em San Marcos. Ele visita a república e tenta demonstrar sua preocupação com o povo nativo. No entanto, Vargas secretamente ordena que seus homens, disfarçados de opositores de Vargas, matem Mellish, para fazer os rebeldes parecerem ruins para que os EUA enviem ajuda financeira a Vargas. Mellish escapa dos assassinos de Vargas, mas logo depois é capturado pelos verdadeiros rebeldes. Vargas declara Mellish morto de qualquer forma, deixando a Mellish sem escolha a não ser se juntar aos rebeldes por dois meses. Mellish então aprende, desajeitadamente, como ser um revolucionário. Quando a revolução é bem-sucedida, Esposito, o líder no estilo Castro, enlouquece. Os rebeldes decidem substituí-lo por Mellish como seu presidente.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).