Visão geral
John Donald Budge (13 de junho de 1915 – 26 de janeiro de 2000) foi um tenista americano. Ele é mais famoso por ser o primeiro tenista — masculino ou feminino, e ainda o único homem americano — a vencer o Grand Slam, e a vencer todos os quatro eventos do Grand Slam consecutivamente no geral. Budge foi o segundo homem a completar o Grand Slam de carreira depois de Fred Perry, e continua sendo o mais jovem a conseguir o feito. Ele venceu dez majors, dos quais seis foram eventos do Grand Slam (consecutivamente, um recorde masculino) e quatro Pro Slams, estes últimos conquistados em três superfícies diferentes. Budge é considerado como tendo uma das melhores backhands da história do tênis, com a maioria dos observadores classificando-a melhor do que a do jogador posterior Ken Rosewall.
Budge é também o único homem a ter conquistado a Triple Crown (vencendo simples, duplas masculinas e duplas mistas no mesmo torneio) em três ocasiões separadas (Wimbledon em 1937 e 1938, e o US Championships em 1938), e o único homem a tê-la conquistado duas vezes em um ano. Budge foi o número 1 mundial amador em 1937 e 1938 e número 1 mundial profissional em 1939, 1940 e 1942.
Vida inicial
Budge nasceu em Oakland, California, filho do imigrante escocês e ex-jogador de futebol John "Jack" Budge, que disputou várias partidas pela equipe reserva do Rangers antes de emigrar para os Estados Unidos, e de Pearl Kincaid Budge. Durante a infância, praticou uma variedade de esportes antes de começar a jogar tênis aos 13 anos, incentivado por seu irmão mais velho, Lloyd, que jogava tênis pela equipe da University of California. Ele também tinha uma irmã mais velha. Era ruivo, alto e magro, e sua altura acabaria ajudando o que ainda é considerado um dos saques mais potentes de todos os tempos. Budge estudou na University of California, Berkeley no final de 1933, mas abandonou os estudos para jogar tênis com a equipe auxiliar da Davis Cup dos EUA.
Carreira amadora
Acostumado a superfícies de quadra dura em sua terra natal, a Califórnia, Budge tinha dificuldade para jogar nas quadras de grama do leste.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).