Visão geral
Eriphyle (Ancient Greek: Ἐριφύλη Eriphȳla) foi uma figura na mitologia grega que, em troca do colar de Harmonia (também chamado de colar de Eriphyle) dado a ela por Polynices, persuadiu seu marido Amphiaraus a se juntar à expedição dos Sete contra Tebas. Ela foi então morta por seu filho Alcmaeon. Na recontagem de Jean Racine de 1674 de Iphigenia at Aulis, ela é uma órfã cujo nome verdadeiro acaba sendo Iphigenia também; apesar de suas muitas transgressões, ela resgata Iphigenia, a filha de Agamemnon.
Myths
Eriphyle, filha de Talaus, era a mãe de Alcmaeon e esposa de Amphiaraus. Eriphyle persuadiu Amphiaraus a participar da expedição dos Sete contra Tebas, embora soubesse que ele morreria. Ela havia sido persuadida por Polynices, que lhe ofereceu o colar de Harmonia por sua assistência.
Amphiaraus moribundo encarregou seus filhos Alcmaeon e Amphilochus de vingar sua morte e, depois que Amphiaraus morreu, cumprindo a profecia, Alcmaeon matou sua mãe. Ele foi perseguido pelas Erínias enquanto fugia pela Grécia, chegando eventualmente à corte do Rei Phegeus, que lhe deu sua filha em casamento. Exausto, Alcmaeon perguntou a um oráculo como aplacar as Erínias e foi informado de que precisava parar onde o sol não brilhava quando matou sua mãe. Isso foi na foz do rio Achelous, que havia assoreado. Achelous, o deus daquele rio, ofereceu-lhe sua filha Callirrhoe em casamento se Alcmaeon recuperasse o colar e as roupas que Eriphyle usara quando persuadiu Amphiaraus a participar da batalha. Alcmaeon havia dado essas joias a Phegeus, que mandou seus filhos matarem Alcmaeon quando descobriu o plano de Alcmaeon: assim, para que a maldição não fosse transmitida à próxima geração, foi dedicada a Afrodite em Amathus, em Chipre.
Eriphyle é vista no Hades na Eneida de Vergil, ainda carregando ferimentos infligidos por seu filho. Ela também desempenha um papel na Tebaida de Statius,<ref>Statius, 'Thebaid 2.265-305, 4.188-213</ref> em que seu desejo de obter o colar de Harmonia é um dos catalisadores da guerra entre Argos e Tebas. Nesta versão do mito, no entanto, Argia, esposa de Polynices, persuade seu marido a dar o colar a Eriphyle para que Amphiaraus se junte ao esforço de guerra.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).