Visão geral
Fallen é um filme americano de 1998 de suspense sobrenatural dirigido por Gregory Hoblit, produzido por Charles Roven e Dawn Steel, a partir de um roteiro de Nicholas Kazan. Denzel Washington interpreta um detetive de polícia de Filadélfia que está investigando assassinatos ocultistas cometidos por um aparente assassino copycat. John Goodman, Donald Sutherland, Embeth Davidtz, James Gandolfini e Elias Koteas também estrelam. A Warner Bros. lançou Fallen em 16 de janeiro de 1998. Apesar do desempenho abaixo do esperado nas bilheterias, Fallen ganhou um culto de seguidores e é considerado um dos filmes mais subestimados de Washington.
Enredo
O detetive de polícia de Filadélfia John Hobbes visita o assassino em série Edgar Reese, a quem ele ajudou a capturar, no corredor da morte. Reese está de bom humor e, durante a conversa, agarra a mão de Hobbes e faz um monólogo maldoso em uma língua desconhecida, presumida como falatório, mas depois identificada como aramaico. Enquanto é executado, Reese zomba dos espectadores e canta "Time Is on My Side", dos Rolling Stones.
Hobbes e seu parceiro Jonesy investigam uma série de novos assassinatos reminiscentes do estilo de Reese, que eles assumem ser de um assassino copycat. Seguindo dicas dadas por Reese e pelo assassino copycat, Hobbes localiza uma mulher chamada Gretta Milano. Gretta explica que seu pai, um ex-detetive, cometeu suicídio em uma cabana isolada depois de ser acusado de uma série de assassinatos ocultistas semelhantes aos que Hobbes e Jonesy estão investigando. Hobbes visita a casa de lago abandonada da família Milano. No porão, ele encontra vários livros perturbadores sobre possessão demoníaca. Ele também descobre o nome "Azazel" escrito em uma parede, obscurecido sob camadas de tinta e sujeira.
Hobbes pergunta a Gretta sobre o nome, mas ela o exorta fortemente a abandonar o caso para proteger a vida dele e de seus entes queridos. Ela reconsidera depois de um encontro aterrorizante com Azazel, que a confronta na forma de vários estranhos na rua e tenta possuí-la. Buscando santuário em uma igreja, Gretta explica a Hobbes que Azazel é um anjo caído que pode possuir seres humanos por toque. Hobbes percebe que Azazel, enquanto possuía Edgar Reese, apertou sua mão antes da execução, mas não conseguiu possuí-lo. Gretta explica que o demônio tentará arruinar sua vida e o avisa sobre a vitória inevitável de Azazel. Azazel visita Hobbes em sua delegacia, possui seu amigo Lou e o provoca. Azazel se move de pessoa para pessoa, cantando "Time Is on My Side" após cada transferência.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).