Visão geral
John Howe (17 May 1630 – 2 April 1705) foi um teólogo puritano inglês. Ele serviu brevemente como capelão de Oliver Cromwell.
Vida
Howe nasceu em Loughborough. Aos cinco anos foi para a Irlanda com seu pai, que havia sido expulso de seu benefício por William Laud, mas retornou à Inglaterra em 1641 e se estabeleceu com o pai em Lancaster. Estudou no Christ's College, Cambridge, e no Magdalen College, Oxford (B.A., 1650; M.A., 1652), onde por algum tempo foi fellow e capelão do colégio. Em Cambridge sofreu a influência de Ralph Cudworth e Henry More, de quem provavelmente recebeu o tom platônico que marca seus escritos. Por volta de 1654 foi nomeado para o curato perpétuo de Great Torrington, Devon. Nesse local, segundo sua própria declaração, ele pregava no púlpito nos dias de jejum das nove às quatro, com um intervalo de quinze minutos, durante o qual o povo cantava. Durante uma visita a London em 1656 Oliver Cromwell o convenceu a pregar em Whitehall, resultando em que Howe, muito contra suas preferências, se tornasse um dos capelães de Cromwell. Com a aposentadoria de Richard Cromwell ele retornou à sua antiga paróquia em Torrington. Quando o Act of Uniformity 1662 foi aprovado, ele deixou sua igreja, mas permaneceu por algum tempo na vizinhança, pregando em casas particulares. Nesse período foi citado perante o Bishop of Exeter, seu antigo amigo Seth Ward, que em vão instou Howe a ser reordenado.
Em 1666 Howe aceitou o Five Mile Act, mas com a cláusula limitadora, "so far as the laws of man are agreeable to the Word of God". Em 1671 tornou-se capelão de Lord Massereene, do Antrim Castle, Ireland. Ali foi membro do Antrim Meeting, precursor da organização presbiteriana na Ireland. Em 1676 retornou a London como sucessor de Lazarus Seaman em Haberdashers' Hall. Em 1685, devido à maior severidade mostrada aos dissidentes, aceitou um convite para acompanhar Lord Wharton ao continente, e no ano seguinte se estabeleceu em Utrecht. Quando James II emitiu sua declaração de liberdade de consciência em 1687 Howe retornou à sua antiga posição em London. Desde então até sua morte ele tomou interesse ativo nas discussões correntes sobre predestinação, a Trindade e conformidade. Em 1688 encabeçou uma delegação de ministros dissidentes em um discurso de boas-vindas a William of Orange. Ele morreu em London.
Principais escritos
The Blessedness of the Righteous (London, 1668)
Delighting in God (1674), (L. B.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).