Visão geral
Peter G. Stone, (nascido em 1957) é um profissional britânico de patrimônio e acadêmico, que é o atual Cátedra UNESCO em Proteção de Propriedade Cultural e Paz na Universidade de Newcastle. Ele foi vice-presidente da Blue Shield International de 2017 a 2020, e foi eleito seu presidente na Assembleia Geral de 2020. Ele também é membro fundador e presidente do Comitê do Reino Unido dessa organização.
Educação e início de carreira
Peter G. Stone nasceu em 1957, em Manchester, Inglaterra. Ele obteve um diploma de bacharel em história pela Universidade de Stirling, seguido por um Diploma de Educação em 1979. Inicialmente trabalhou como professor, lecionando história na Inglaterra e inglês na Grécia.
Carreira
Durante as férias escolares de verão de 1978, 1979 e 1980, Stone se juntou como voluntário em escavações arqueológicas no sítio anglo-escandinavo de Coppergate em York, e no sítio saxão de Hamwic em Southampton. Em 1980, trabalhou como arqueólogo pago em Hambledon Hill em Dorset e mais tarde em 1982 em Jewbury. Após concluir seu mestrado (MA) em método e teoria arqueológica na Universidade de Southampton em 1983, começou a realizar sua pesquisa de doutorado em regime de meio período. Sua tese, supervisionada pelo Professor Peter Ucko, intitulada Teaching the Past, with Special Reference to Prehistory, in English Primary Education.
Enquanto pesquisava, Peter trabalhou como Gerente de Projeto e Coordenador na Universidade de Southampton para o Projeto Arqueologia e Educação criado com Ucko e depois em vários cargos na English Heritage. Os últimos cargos incluíram seu envolvimento direto com as controvérsias em torno do Solstício de Verão em Stonehenge nos anos 1990. Ele se tornou um especialista no sítio do Patrimônio Mundial de Stonehenge, Avebury e Sítios Associados e passou a publicar amplamente sobre ele. Em 1997, o Council for British Archaeology (CBA) o nomeou como seu Assessor Especial em Stonehenge. De 1997 a 2003, ele também foi nomeado Presidente do Comitê de Educação do CBA, e desde meados dos anos 80, ele foi membro de seu Comitê Escolar e Conselho de Educação. Mais tarde, eles também o nomearam representante do CBA para o sítio do Patrimônio Mundial da Muralha de Adriano. Outras nomeações incluíram presidir o Comitê do Plano de Gestão do Sítio do Patrimônio Mundial da Muralha de Adriano e integrar o Painel Consultivo de Arqueologia do National Trust.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).