Visão geral
Super 8 foi uma banda de rock americana de Los Angeles, Califórnia. Eles estiveram ativos de 1993 a 1997, lançando seu único álbum de longa duração através da Hollywood Records.
História
A banda começou em Los Angeles durante 1993 com o vocalista Bob Khaleel, um ex-artista de hip hop do Bronx. Khaleel vinha trabalhando na cena punk-funk de Los Angeles desde 1990, e a formação do Super 8 foi encorajada por seus amigos do Red Hot Chili Peppers. Ele se juntou a John O'Brien (guitarras), e os dois começaram a compor, depois completando a banda com Heming Borthne (baixo), Joel Shearer (guitarras) e John Steward (bateria). Em 1995, eles assinaram com a Hollywood Records da Disney. Uma versão de Super 8 da canção "Well, Well, Well" foi incluída na compilação de 1995 da Hollywood Records Working Class Hero: A Tribute to John Lennon. Khaleel citou os Beatles como uma de suas maiores influências.
A banda gravou seu álbum de estreia homônimo no London Bridge Studios, em Seattle, com Rick Parashar, conhecido pelo trabalho com o Pearl Jam. Pouco antes da gravação, o guitarrista Joel Shearer foi convidado para tocar no álbum Jagged Little Pill, de Alanis Morissette. Jagged Little Pill começou a ganhar enorme popularidade quando o Super 8 já havia iniciado a gravação do álbum em Seattle. Super 8 foi lançado em maio de 1996 e gerou o single de rádio "King of the World". Para promover o álbum, o Super 8 fez turnê com o AC/DC e o Deftones, banda que Khaleel ajudou a descobrir por meio de seu empresário Guy Oseary.
De abril de 1997 a junho de 1997, a banda abriu shows para o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers John Frusciante na turnê Nuttstalk. Eles deixaram de ser ativos pouco tempo depois.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).