Visão geral
The Bear: A Joke in One Act, or The Boor (, 1888), é uma peça cômica em um ato escrita pelo autor russo Anton Chekhov. A peça foi originalmente dedicada a Nikolai Nikolaevich Solovtsov, amigo de infância de Chekhov e diretor/ator que interpretou pela primeira vez o personagem Smirnov.
Characters
Elena Ivanovna Popova, uma pequena viúva proprietária de terras, com covinhas nas bochechas, seu marido morreu
Grigory Stepanovitch Smirnov, um proprietário de terras de meia-idade
Luka, o idoso lacaio de Popova, carinhoso, leal, obediente e não muito inteligente
Plot
A peça se passa na sala de estar da propriedade de Elena Ivanovna Popova exatamente sete meses após a morte de seu marido. Desde que seu marido morreu, Popova se trancou em casa de luto. Seu lacaio, Luka, inicia a peça implorando a Popova para parar de lamentar e sair da propriedade. Ela o ignora, dizendo que fez uma promessa ao marido de permanecer eternamente fiel à sua memória. A conversa deles é interrompida quando Grigory Stepanovitch Smirnov chega e deseja ver Elena Ivanovna Popova.
Embora Luka diga a Grigory Smirnov para ir embora, ele ignora os pedidos de Luka e entra na sala de jantar. Popova concorda em recebê-lo e Smirnov explica a ela que seu falecido marido lhe deve uma quantia de 1.200 rublos como dívida. Por ser proprietário de terras, Smirnov explica que precisa que a quantia lhe seja paga naquele mesmo dia para pagar a hipoteca de uma casa com vencimento no dia seguinte. Popova explica que não tem dinheiro consigo e que quitará as dívidas do marido quando seu administrador chegar depois de amanhã. Smirnov fica irritado com a recusa dela em pagá-lo e zomba do suposto 'luto' de seu marido, dizendo:
Bem, aí está! "Um estado de espírito."... "O marido morreu há sete meses!" Devo pagar os juros, ou não? Pergunto a você: Devo pagar, ou não devo? Suponha que seu marido esteja morto, e você tenha um estado de espírito, e bobagens desse tipo.... E seu administrador foi embora para algum lugar, que o diabo o leve, o que você quer que eu faça? Acha que posso voar para longe dos meus credores em um balão, ou o quê? Ou espera que eu vá e bata a cabeça em uma parede de tijolos?
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).