Visão geral
The Extra (em espanhol: El extra) é um filme de comédia mexicano de 1962 dirigido por Miguel M. Delgado e estrelado por Cantinflas e Alma Delia Fuentes. No filme, Cantinflas interpreta um homem que trabalha como figurante em vários filmes. Este foi o último filme de Cantinflas cuja direção de arte foi feita pelo cenógrafo de longa data Gunther Gerzso.
Enredo
Rogaciano (Cantinflas) é o modesto funcionário de um estúdio de cinema mexicano, que desempenha vários papéis como figurante nos filmes filmados ali. Seu zelo excessivo no trabalho causa antipatia em diretores sucessivos que não apoiam suas incursões em seus filmes. Após suas incursões nos sets de filmagem, ele sonha que é o protagonista de cada uma das produções das quais participou, como interpretando um sans-culotte e salvando Maria Antonieta em um filme sobre a Revolução Francesa, sendo o amante de Marguerite Gautier em uma releitura de La Dame aux Camélias em que ela sobrevive, e salvando uma donzela de um sacrifício asteca lutando contra um guerreiro (derrotando-o lutando como se fosse uma tourada) em um filme asteca.
Em uma das produções em que Rogaciano está, ele conhece Rosita (Alma Delia Fuentes), uma jovem que também trabalha como figurante, que inicialmente fica decepcionada com o tratamento dos trabalhadores do estúdio, que lhe dizem que não precisam de mais pessoas como ela para trabalhar ali. Rogaciano, vendo a situação de Rosita, que é guardiã de seus dois irmãos mais novos e tem deficiências econômicas, ajuda-a a ser escolhida como atriz em uma audição para um filme blockbuster conduzida pelos diretores do estúdio onde Rogaciano e Rosita trabalham. Após assinar o contrato com Rosita, os diretores, cientes da relação de Rosita com Rogaciano, dizem a ela que a partir de agora ela não deve se envolver com ele devido ao baixo status social de Rogaciano. Rosita reluta com isso, mas Rogaciano fica sabendo e, embora de coração partido, convence-a a seguir em frente.
Elenco
Cantinflas como Rogaciano
Alma Delia Fuentes como Rosa Hernández "Rosita"
Carmen Molina como Atriz que interpreta Marguerite Gautier
Guillermina Téllez Girón como Atriz com torta
Magda Donato como Atriz que interpreta Olympia
Alejandro Ciangherotti como Diretor da cena asteca
León Barroso como Diretor de cinema
Luis Manuel Pelayo como Diretor da cena de caubói
Eric del Castillo como Ator que interpreta Armand Duval (como J.E.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).