Visão geral
"Twice" é uma canção da cantora americana Christina Aguilera de seu oitavo álbum de estúdio, Liberation (2018). Foi lançada para download digital e streaming em 11 de maio de 2018 pela RCA Records como o primeiro single promocional do álbum. Kirby Lauryen escreveu a faixa e a coproduziu com Sandy Chila. Após seu lançamento, os críticos musicais foram positivos em relação à faixa, elogiando a voz de Aguilera e as letras. Comercialmente, "Twice" alcançou posições entre as quarenta primeiras nas paradas digitais da Austrália e Espanha. A canção foi posteriormente incluída na setlist da The Liberation Tour, Christina Aguilera: The Xperience e The X Tour.
Contexto e composição
"Twice" foi escrita exclusivamente por Kirby Lauryen, enquanto a coprodução foi feita com Sandy Chila. Em 10 de maio de 2018, Aguilera postou um vídeo em sua conta no Twitter no qual provocou o lançamento de uma canção de seu então próximo oitavo álbum de estúdio, Liberation (2018), afirmando que ama a "qualidade vocal crua" da canção e a "emoção e tom espirituais" que ela transmite. A faixa foi lançada para download digital e streaming como o primeiro single promocional de Liberation em 11 de maio de 2018 pela RCA Records. Musicalmente, "Twice" foi descrita como uma balada soul com duração de quatro minutos e dois segundos. De acordo com a partitura publicada em Musicnotes.com pela Sony/ATV Music Publishing, a canção é executada na tonalidade de F menor com um andamento moderadamente lento de 75 batidas por minuto. Os vocais de Aguilera variam de E3 a F5.
Recepção crítica
Jon Pareles, do New York Times, disse que "Twice" "reflete de forma lúgubre sobre pecado, perdão e redenção", enquanto Chuck Arnold, do New York Post, descreveu a canção como uma "balada de piano assombrada". Além disso, Arnold sentiu que Aguilera exibiu "tons mais suaves e sutis de sua interpretação" para demonstrar "o que uma grande cantora pode fazer quando se trata apenas da canção — e da voz". Nicholas Hautman, da Us Weekly, afirmou que "Twice" é a melhor canção de Aguilera desde "Hurt", destacando sua "natureza contemplativa e despojada". Neil McCormick, do The Daily Telegraph, considerou que Aguilera soou "como uma Fleetwood Mac em uma mulher só" e elogiou "suas ricas notas graves flutuando sem esforço até o falsete sem perda de controle". Durante uma resenha de Liberation para a PopCrush, Bobby Olivier chamou "Twice" de "uma faixa esparsa e pensativa" e descreveu a introdução da canção como "harmônica".
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).