Visão geral
Wang Yu (morto em 6 de julho de 768) foi um político chinês durante a dinastia Tang, que ganhou a confiança do Imperador Suzong devido aos seus estudos em feitiçaria e ao emprego de tal feitiçaria em nome do Imperador Suzong, de modo que o Imperador Suzong eventualmente o nomeou chanceler.
Antecedentes
Não se sabe quando Wang Yu nasceu. Ele foi um descendente de quinta geração de Wang Fangqing, que serviu como chanceler durante o reinado de Wu Zetian. Os nomes de seus ancestrais intermediários foram registrados como Wang Jiao, Wang Chong, Wang Zhonglian e Wang Shao, nenhum dos quais registrado como tendo ocupado cargos oficiais, exceto Wang Jiao, que serviu como prefeito da Prefeitura de Lu, e Wang Zhonglian, que serviu como oficial secretarial em Yang Prefecture (揚州, aproximadamente a moderna Yangzhou, Jiangsu). Wang Yu em si era considerado bem estudado na adoração de deuses e espíritos e prestava atenção especial aos momentos adequados para oferecer sacrifícios.
Durante o reinado do Imperador Xuanzong
No final da era Kaiyuan (713-742) do neto de Wu Zetian, o Imperador Xuanzong, o Imperador Xuanzong dava grande atenção às doutrinas e cerimônias taoistas. Wang Yu fez uma submissão ao Imperador Xuanzong solicitando que um altar, a ser chamado de Altar da Primavera (春壇, Chun Tan), fosse construído a leste da capital Chang'an e dedicado ao Imperador Azul (青帝, Qing Di). O Imperador Xuanzong concordou, e nomeou Wang como oficial-erudito no ministério da adoração (太常寺, Taichang Si) e como censor imperial (侍御史, Shiyushi), além de emissário especial de adoração (祠祭使, Ciji Shi). Dizia-se que Wang conquistou favores do imperador por sua dedicação em adorar deuses em nome do Imperador Xuanzong. Dizia-se ainda que, embora a população comum já tivesse o costume de sacrificar papel-moeda aos espíritos, foi Wang quem trouxe esse costume para as cerimônias oficiais.
Durante os reinados do Imperador Suzong e do Imperador Daizong
Depois que o filho do Imperador Xuanzong, o Imperador Suzong, tornou-se imperador em 756, Wang Yu foi promovido a ministro da adoração (太常卿, Taichang Qing). Como sua adoração aos deuses agradava ao Imperador Suzong, o Imperador Suzong frequentemente lhe dava recompensas. Em 758, quando o Imperador Suzong removeu os chanceleres Cui Yuan e Li Lin de seus cargos, nomeou Wang Zhongshu Shilang -- o vice-chefe do bureau legislativo do governo (中書省, Zhongshu Sheng) -- e lhe deu a designação Tong Zhongshu Menxia Pingzhangshi, tornando-o chanceler de facto.
Da Wikipédia (CC BY-SA 4.0).